Matérias relacionadas ao Espaço Cubo até agora no mês de Janeiro
01) Veículo: O Inimigo
Título: Mercado (mutante) independente
Data: 11/01/2009
Link Direto: http://www.oinimigo.com/blog/?p=3634Pablo Capilé foi entrevistado, num quadro chamado "
Sala de Tortura" sobre o mercado independente, festivais, bandas, o Circuito e o novo movo modus operandi da música.
Trecho: " (...) entender os festivais mais como mostra do que como plano de sustentabilidade financeira. Eu sou dentro da ABRAFIN um defensor de que não se deveria pagar cachê as bandas. Festival é uma mostra. É entender que uma banda só vai ter um público de 6000, 7000 pessoas em Cuiabá no Festival Calango."
A entrevista teve uma ótima repercussão e estimulou o debate, recebendo até hoje 107 comentários.
02) Veículo: IHU - Instituo Humanistas Unisinos
Data: 19/01/2009
Título: A era pós-mídia de massa: a desconfiguração e descentralização da Comunicação. Entrevista especial com Ivana Bentes
Link Direto: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=29083Trecho: "No Fórum de Mídia, foi muito discutida, por exemplo, a possibilidade de criação de moedas sociais, moedas baseada na troca de serviços de comunicação ou outros, na linha do que o Cubo Card (www.cubocard.blogspot.com) e Pablo Capilé inventaram para a cena musical e que deu muito certo."
03) Veículo: Caros Amigos
Título: "Caminhando e cantando e carregando caixa"
Data: Edição de Janeiro
Link Direto: http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?id=137&iditens=463&pag=revista
Trecho: "No auditório, o debate é sobre “a morte do pop star”. À mesa (da qual eu também participo), o produtor Pablo Capilé elabora belas imagens sobre os artistas “midialivristas” espalhados em rizomas horizontais, contra a árvore centenária e decadente chamada indústria musical. (...) Pablo, tez de índio matogrossense, celebra o “artista pedreiro” (“o artista-pedreiro entende que sucesso é pagar as contas”) e rega sua fala com uma frase genial: “Hoje o engajamento não é mais ‘caminhando e cantando e seguindo a canção’. É ‘caminhando e cantando e carregando caixa’.”